segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Os pais e a novidade: Bebê a caminho....


Quando se planeja uma gravidez ou quando somos surpreendidos com a notícia de que o bebê já está a caminho, devemos nos preparar para ouvir duas palavrinhas de extrema importância na nossa vida e na do novo ser que está para chegar: pai e mãe.

Somos invadidos por sonhos, expectativas, inseguranças, felicidade e muita responsabilidade para com o novo ser que invadirá nosso lar. Tudo irá depender dos pais, pois o bebê chega confiando plenamente no papai e na mamãe, amando-os sem perguntar, acreditando e tranqüilizando-se na nossa presença.

A intensidade com que a mãe vive a primeira gravidez é única em sua vida. E muito importante estar atenta: o bebê foi planejado e está nos planos do casal? Se os pais estão preparados emocionalmente para receber o bebê, a gravidez é mais tranqüila. Caso contrário, uma recusa pode interferir nesse processo. Existem pais que só aceitam os filhos após o nascimento.

A criança, sensível como é, percebe tudo que está ocorrendo do lado de fora e sabe se é aceita ou não. O jeito de conversar com o bebê, o tom de voz e a postura emocional são muito importantes.

Expectativas positivas naturalmente irão gerar ações e comportamentos positivos, pois a criança sentirá que o ambiente no qual viverá é desprovido de tensões e ansiedades.

Músicas relaxantes, suaves, sons tranqüilos da natureza, massagens delicadas com óleos suaves de amêndoas, lavanda ou camomila, realizadas pelo pai, demonstram afeto para a mãe e para o bebê.

É recomendável diminuir o tempo em frente à TV, ler, ouvir música, pintar, escrever, passear, praticar alguma atividade física, pois corpos preparados conseguem suportar melhor as mudanças físicas provocadas pela gravidez. Um corpo saudável receberá com tranqüilidade o bebê, sem medos e aflições.

Sempre que possível, o pai deve participar das consultas ao obstetra. Além de acompanhar o desenvolvimento do bebê, o companheiro estará transmitindo a confiança e cumplicidade necessária nessa fase tão especial do casal. Assim como as mâes, os pais também têm muitas dúvidas, que podem ser esclarecidas diretamente com o médico. Presente nas consultas, o pai pode auxiliar corretamente a mãe com todos os cuidados necessários na gestação, controle de dietas, vacinas etc.

A escolha do enxoval deve ter a participação do pai. Esses momentos de prazer e muita alegria serão sentidos pelo bebê.

Sempre que possível, o pai deve participar das consultas ao obstetra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário