quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Imaginação ajuda crianças a lidarem melhor com medo de monstros

Até os quatro anos de idade, entrar na fantasia ajuda os pequenos a contornar situação

Ser acordado por seu filho no meio da noite com a reclamação de que há um monstro debaixo da cama é muito comum quando a criança é pequena. Mas, quando isso se torna uma rotina, perder o sono por conta de medos infantis pode gerar estresse e mau humor às crianças e aos pais. Segundo um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia, dizer que "Monstros não são reais" e tentar fazer a criança dormir com essa justificativa não é a melhor opção para lidar com a imaginação infantil.

Segundo o estudo, publicado na revista Child Development, a melhor estratégia para lidar com o medo dos pequenos de até 4 anos de idade é entrar no mundo da fantasia deles como, por exemplo, sugerir que seu filho aponte um spray de água no monstro, dizendo que é um spray anti-monstro.

O estudo analisou 48 crianças com idades de 4, 5 e 7 anos. As crianças ouviram histórias que representavam uma criança sozinha ou acompanhada por outra pessoa. Nas histórias, a protagonista se deparava com uma criatura real ou imaginária. E, após cada situação, as crianças deveriam falar sobre a intensidade do medo de cada protagonista e sugerir maneiras para lidarem com o medo.

Saiba Mais
Seu filho tem medo de quê?
Histórias infantis
Estimule a imaginação da criança

De acordo com o estudo, quando as situações foram consideradas como sendo verdadeiras pelas crianças, frases como "Vamos fugir" foi a escolhida por elas. Os pesquisadores também afirmaram que quando os protagonistas estavam na companhia da mãe se viam mais ameaçadas que na companhia do pai. Já nas situações imaginárias, as respostas das crianças mais novas foram "Vamos fingir que o monstro é amigável" ou "Vamos pegar uma espada e atacar o monstro". Já as crianças com sete anos sugeriram frases como "Vamos lembrar que esses monstros não são reais" ou "Esse dragão não está aqui, não há dragões no mundo".

Os pesquisadores sugerem que deixar a criança no mundo da fantasia funciona pelo fato de que crianças menores tem certa dificuldade para lidar com a realidade e enfrentá-la ? o que ocorre quando se diz que os monstros não existem. Porém, a psicóloga Léa Michaan explica que os medos são importantes para o desenvolvimento infantil. "Não podemos esquecer que medos são ferramentas fundamentais para evitar o perigo", explica a psicóloga.

Gostou desta matéria?Aproveite e receba o nosso conteúdo em seu email. São dicas, matérias, testes, receitas, guias e muito mais!

Clique aqui para receber o nosso conteúdo.

Veja mais sobre o assunto///

> EMDR para controle emocional
> Escolha a chapinha que deixará seu cabelo mais bonito e protegido
> Assista ao seu seriado favorito em paz, ele tem muito a ensinar
> Jogo da Transformação, para você nunca mais repetir os mesmos erros
> Acupuntura com ou sem agulhas diminui o consumo de remédios

Nenhum comentário:

Postar um comentário