domingo, 18 de outubro de 2009

Criança com agenda cheia não é sinônimo de adulto bem sucedido

Excesso de funções e papéis pode fazer com que o prazer pelas coisas desapareça
Por Minha Vida

Em tempos de tantas dúvidas sobre a educação dos filhos, o inglês Carl Honoré, também pai, reflete sobre os perigos de se manter um comportamento obsessivo em relação à educação das crianças. No livro Sob Pressão (Editora Record), que acaba de chegar às livrarias brasileiras, ele mostra, por meio de pesquisas e opiniões de especialistas, como a preocupação excessiva dos pais com o desempenho dos filhos coloca as crianças numa posição de opressão.

"Na busca por um futuro brilhante para os filhos, muitos pais sobrecarregam as crianças que ficam com a agenda cheia de atividades, e isso faz com que elas percam a oportunidade de encontrar seu próprio caminho", explica o autor. A obra Sob Pressão traz dicas de como planejar uma rotina saudável e mostra que nem sempre excesso de atividades, cursos e informação faz com que o jovem se torne um adulto bem sucedido.

Para o autor, o excesso de funções e papéis a exercer pode causar o efeito contrário, fazendo com que a criatividade e o prazer pelas coisas desapareçam. O autor acredita ainda que a ocupação exagerada dos filhos é na verdade uma tentativa dos pais de compensar a ausência, quando eles não têm tempo de ficar com os filhos. "Tentei mostrar no livro que educar é equilibrar ações e afetos e que o futuro dos filhos deve ser construído com cautela. Não adianta pagar cursos e passeios se você não está presente para ensinar valores e disciplina", explica Carl.

Gostou desta matéria?Aproveite e receba o nosso conteúdo em seu email. São dicas, matérias, testes, receitas, guias e muito mais!Clique aqui para receber o nosso conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário