sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Comunicação - prmeiros passos - parte 1

Linguagem de uma criança é um processo gradativo de desenvolvimento das características da linguagem oral, ou seja, o desenvolvimento da linguagem depende muito do estímulo que a criança recebe das pessoas que a cercam. O processo da aprendizagem da fala é basicamente imitativo: se ninguém conversa com a criança, ela não tem o que imitar, não tendo assim a oportunidade de enriquecer o vocabulário.

Utilizando vocalizações e tentativas de comunicação, emitem sons articulados, revelando o esforço para se comunicar com o mundo. A aprendizagem da fala não se dá de forma desarticulada com a reflexão, sentimentos, sensações e desejos. As crianças constroem seu processo de linguagem realizando aproximações sucessivas com o exemplo da fala dos outros: pai, mãe, educadores, amigos, vozes da televisão, rádio etc.

Naturalmente esses sons vão sendo incorporados à sua vida e a tudo que elas vão descobrindo: os novos movimentos, o som, a música, a interação oral. Assim as crianças vão se apropriando das convenções da linguagem.

O desenvolvimento da fala e da capacidade de representar simbolicamente tudo o que naturalmente chega para a criança amplia significativamente os recursos intelectuais. O desenvolvimento da capacidade de comunicação oral é gradativo e envolve a participação constante das crianças em conversas cotidianas, em situações de escuta, canto de músicas, jogos, brincadeiras etc., sempre com a participação em situações formais de uso da linguagem, envolvendo também a leitura de textos diversos.

Nessa fase, a criança já entende perfeitamente a força de um não e reage imediatamente com uma atitude de recuo ou desafio. Também é capaz de perceber quando suas atitudes são aprovadas pelos adultos, simplesmente pelo tom de voz com que lhe falam. As contradições nas atitudes que ela demonstra vão ser cada vez mais nítidas, uma vez que ela busca autonomia, embora seja ainda muito dependente.

Atende também quando chamada pelo nome. No fim do seu primeiro ano de vida, a criança apresenta duas grandes conquistas: o caminhar e a vocalização. Ela já não manifesta mais seus desejos pelo choro, já sabe indicar os objetos e dizer o que quer. Caminhando, a criança se torna um grande explorador.

No fim de seu primeiro ano de vida, a criança apresenta duas grandes conquistas: caminhar e a vocalização. A criança vai aprimorando cada vez mais, pela imitação, os ruídos que são percebidos no meio ambiente, e passa a exercitar a entonação típica do idioma dos pais.

Os órgãos da fala significativa vão se preparando, estabelecendo assim o processo de socialização primária. O relacionamento estreito e seguro com a mãe permite a adequação da criança aos padrões sociais veiculados pelos familiares que fazem parte da realidade da criança.

A criança reconhece as pessoas, vai selecionando naturalmente as que lhe são estranhas, reagindo emocionalmente a tudo que acontece. Ouve e compreende falas inteiras, ou seja, a linguagem já é um instrumento de comunicação de significados que ela entende, mas que não tem condições para responder. Falta à criança um repertório de palavras, que ela irá adquirir aos poucos. Por essa razão, a criança intercala gestos e mímicas à sua expressão vocal.

Imitando os sons, a criança vai assimilando as figuras sonoras do meio ambiente. De maneira intencional, a criança vai tentando controlar e regular seu aparelho articulatório, saindo da fase de vocalização, incompreensível, para a articulação das primeiras palavras inteligíveis. Cada palavra adquirida é utilizada como uma oração inteira, completa, da qual foram eliminados os artigos, as preposições e as flexões.

Exemplo: Água. A mãe ou educador compreende que a criança está dizendo: Eu quero beber água. A palavra é um gesto vocal que depende da organização dos músculos faciais, da respiração e da articulação bucal. A criança reconhece as pessoas, vai selecionando naturalmente as que lhe são estranhas, reagindo emocionalmente a tudo que acontece.

Usar a linguagem vai exigir da criança o desenvolvimento de habilidades específicas. A medida que a inteligência se desenvolve, a palavra vai se apresentando como uma representação simbólica de idéias concretas e abstratas. Com o desenvolvimento lingüístico, o reflexo instintivo torna-se uma atividade cada vez mais determinada e inteligente do pensamento. O uso e a compreensão dos significados dependem de fatores psicológicos e sociais.

A ação da mãe, dos familiares e dos educadores dão significado para o desenvolvimento do processo de aquisição da linguagem. A criança vai produzindo inúmeros sons e, dentre eles, aparecem alguns que se aproximam de fonemas conhecidos do idioma da mãe. Percebendo essa produção, a mãe completa esses sons, provocando a criança a imitá-la, tudo isso realizado num clima de alegria e afeto. Essa rotina agrada a criança e faz com que ela continue a experimentar.

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