quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O futuro dos brinquedos

Por Rodrigo Martin de Macedo

As opções para presentes tecnológicos costumam ser bastante limitadas. Dar um presente que realmente surpreenda é tarefa difícil. Mas graças a tecnologias de ponta, como a leitura de ondas cerebrais, uma nova linha de brinquedos já começa a ganhar terreno no exterior.



Este ano, nos Estados Unidos, foram apresentados dois brinquedos que podem ser controlados com a força do pensamento. Um deles, batizado de Force Trainer, utiliza a marca da série cinematográfica de ficção científica Guerra nas Estrelas. Fabricado pela americana Uncle Milton, em Force Trainer (US$ 120), a criança deve utilizar a Força (no filme, a Força é usada para mover objetos com o pensamento) para movimentar uma bolinha dentro de um cilindro.

Enquanto o treinamento Jedi não chega de verdade, é necessário o uso de uma espécie de capacete. Outra fabricante a apostar no segmento é a tradicional Mattel. O brinquedo Mindflex (US$ 80), por exemplo, usa controles tradicionais aliados a outro capacete. Com o pensamento, o jogador precisa fazer uma bolinha levitar, e com as mãos, é necessário fazer com que a bolinha desvie-se de obstáculos. Ambos os brinquedos utilizam recursos de EEG, ou eletroencefalografia, um estudo do registro de correntes elétricas emitidas pelo cérebro, usado amplamente pela medicina e que agora começa a ser aplicado no entretenimento.
O emprego de tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência) nos brinquedos é outra tendência que deve despontar nos próximos anos. Com essa tecnologia, o cachorrinho de brinquedo Sniff, da Touch, por exemplo, é capaz de farejar e identificar objetos dos quais se aproxima, e reagir a eles emitindo sons e vibrando. Ainda como projeto, o brinquedo não tem data para chegada ao mercado, mas é uma boa amostra do que vem aí nos próximos anos.


Algumas outras opções já estão disponíveis no mercado internacional há alguns anos, no entanto, possuem tecnologias tão avançadas e inusitadas que continuam como topo de linha no segmento.É o caso do Pleo (US$ 350), um dinossauro robótico. Diferentemente de outros brinquedos, o Pleo não é controlado por seu proprietário. Ele reage de forma autônoma e pré-programada ao ambiente em que está. O mais divertido de tudo é que o robô passa por diferentes estágios de vida, como qualquer ser vivo.





Você pode ver um vídeo do cãozinho em funcionamento em www.nearfield.org/2009/09/sniff.

O Rovio (US$ 230) é outro brinquedo robótico de estilo que já pode ser encontrado em lojas americanas. Quando disposto sob uma rede Wi-Fi,esse robô-câmera pode ser controlado remotamente a partir da web de qualquer lugar do mundo. Mais que um brinquedo, Rovio é uma poderosa ferramenta de segurança, capaz de explorar cômodos e patrulhar sua casa.

O EyeClops é mais um brinquedo com câmera embutida. Ele começou como um microscópio capaz de ampliar até 200 vezes e mostrar a imagem captada em um televisor, já ganhou versões variadas como visão noturna e, agora, é capaz de funcionar como um projetor de telas de até 60 polegadas. No Brasil, ganhou espaço em lojas virtuais. Hoje, é possível encontrar facilmente o EyeClops visão noturna, que chega ao preço aproximado de R$ 400.O Topobo (US$ 450) é um robô de montar que, mesmo em fase de protótipo, já está sendo vendido.

Basta juntar peças estáticas e peças motorizadas para que o robô se movimente. Com um botão, é possível ensinar movimentos ao robô, que tentará reproduzi-los de maneira autônoma. A integração entre equipamentos eletrônicos rende produtos interessantes. Existem centenas de acessórios disponíveis para portáteis como os tocadores iPod, mas nenhum é tão legal quanto a iCoaster (US$ 90), uma montanha-russa magnética de brinquedo que pode ser plugada ao tocador e usar as músicas do jogador como trilha sonora.
O controle do videogame Wii, da Nintendo, é peça fundamental de um brinquedo ainda em protótipo, criado pela sueca Zoink Games. WiiWaa (ainda sem preço definido) traz uma série de "capas" em forma de bichos que se aproveitam do reconhecimento de movimentos do console. Ao movimentar o boneco, um personagem se mexe na tela de um jogo.Mais simples, o Rubik's Revolution (US$ 15) é uma versão repaginada do clássico cubo mágico, com seis games que misturam agilidade e raciocínio.
Uma opção barata e divertida de presente para todas as idades. Com a evolução tecnológica, cada vez mais os brinquedos são capazes de educar e estimular o raciocínio lógico. Dentro de pouco tempo, será mais fácil encontrar, mesmo aqui no Brasil, soluções geniais como as citadas nesta matéria.
Esses não são os únicos brinquedos high-tech que já foram anunciados ou que estão sendo vendidos no exterior. Para encontrá-los, basta uma rápida pesquisa online, ou contar com blogs especializados em tecnologia. O Wishlist, por exemplo, criado e mantido por um grupo de brasileiros, entre eles Ricardo Cavalini, que acrescentou sugestões espetaculares a este artigo, é atualizado diariamente com inúmeras sugestões de "presentes tech", confira!

Geek.com.br

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