domingo, 4 de abril de 2010

Desmame e alimentação - parte 2

Algumas fases de desenvolvimento levam a uma perda de apetite ou recusas alimentares, o que é possível solucionar com ajuda e compreensão de pais e/ou educadores.

Essas mudanças podem provocar uma diminuição de ingestão de alimentos, daí a importância do acompanhamento constante do estado de saúde da criança.

Algumas fases do desenvolvimento levam a uma perda de apetite ou recusas alimentares, o que é possível solucionar com a ajuda e compreensão de pais e /ou educadores.

Permanecer num ambiente tranqüilo, no momento da alimentação, proporciona segurança e bem-estar.

Refeitórios com muitas turmas naturalmente provocam aumento de ruído, dispersão e cansaço. O ideal é a organização sempre, tanto no ato de alimentar-se como o que ingerir: sucos, frutas, alimentos saudáveis proporcionam uma dieta adequada, que supre as necessidades nutricionais para a manutenção da vida e saúde. Essa dieta deve ser estimulada.

Caso a instituição seja responsável em fornecer a alimentação, principalmente a dos alunos de período integral, deverá seguir rigorosamente o controle de qualidade, prevenindo contaminações, intoxicações e organizando o cardápio oferecido às crianças.

Um profissional (técnico em nutrição) deverá elaborar um cardápio balanceado, que atenda às necessidades das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário