quinta-feira, 22 de abril de 2010

Poema das Mães


Mãe, amor sincero sem exagero.
Maior que o teu amor, só o amor de Deus...
És uma árvore fecunda, que germina um novo ser.
Teus filhos, mais que frutos, são parte de você...
És capaz de doar a própria vida para salva-los.
E muito não te valorizam...
Quando crescem, de te esquecem.
São poucos, os que reconhecem...
Mas, Deus nunca lhe esquecerá.
E abençoará tudo que fizerdes aos seus...
Peço ao Pai Criador que abençoe você.
Um filho precisa ver o risco que é ser mãe...
O filho que vai nascer...
Obrigado é muito pouco, presente não é tudo.
Mas, o reconhecimento, isso!
Sim, é pra valer...
Meus sinceros agradecimentos por este momento.
Maio, mês referente às mães, embora é bom lembrar...
Dia das mães, que alegria é todo dia.


Dia 06 de Maio de 2010
às 19:30 hrs
Avenida Presidente Kennedy, 01
84.261-400
Telêmaco Borba - Paraná

domingo, 18 de abril de 2010

Vacinas - parte 2

Recentemente, cientistas britânicos e um laboratório americano divulgaram notícia sobre uma vacina que promete acabar com as cáries. O professor Tom Lehner, chefe da equipe de pesquisadores do Guy's Hospital Dental School, de Londres, participante do estudo, conta com o apoio da empresa Planet Biotechnology, responsável pela produção. Testes realizados em voluntários ingleses (seis aplicações, duas doses por semana) mostraram sucesso absoluto.

A vacina tem como princípio ativo o caolrxTm, espécie de anticorpo (muito semelhante à imunoglobina humana tipo A), produzido a partir de alterações genéticas realizadas em plantas.
Esse anticorpo logo foi apelidado de plantboy. Eliminando a bactéria Streptococcus mutans, ele impede que ela se instale no dente, formando a placa bacteriana, primeiro grau para formação das lesões da cárie.

A vacina é aplicada diretamente nos dentes, num processo semelhante à aplicação de flúor, é incolor e não tem sabor. Após o período de imunização, a vacina poderá ser reaplicada. O segredo da vacina está no fato de que, ao eliminar o streptococcus, não há como as cáries se formarem, pois são os resíduos ácidos da alimentação da bactéria que corroem os dentes. Valores para comercialização não foram definidos.

A ADA – Associação Americana de Odontologia, dos Estados Unidos, está analisando os resultados obtidos com os voluntários, esperando que o tempo de imunização possa alcançar 20 anos.

O presidente do Conselho Federal de Odontologia do Brasil, Miguel Nobre, vê com muita satisfação a descoberta da vacina, pois afirma que com ela o índice de lesões certamente vai diminuir. Mas os cuidados com a higiene bucal deverão permanecer, pois além de massagear a gengiva, a escova e o fio dental revascularizam a área, evitando processos inflamatórios.

No ano de 2002, pesquisadores brasileiros da Universidade Federal do Rio Grande do SUI, coordenados pelo professor Diógenes Santiago Santos, também desenvolveram uma vacina para combater a infecção hospitalar. Produzida na forma de soro, ela pode combater até 80ill das bactérias que são resistentes a medicamentos prescritos pelos médicos. Em animais, a vacina obteve 100fo de eficácia. Basta saber se em humanos os resultados serão os mesmos.

Caso a vacina seja aprovada, o Instituto Butantã de São Paulo será responsável por sua produção, que depois será distribuída ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em homenagem a Monteiro Lobato, domingo (18) é Dia Nacional do Livro Infantil



Escritor Monteiro Lobato que criou a turma do "Sítio do Picapau Amarelo"


VEJA MAIS FOTOS DE LOBATO E DE SEUS PERSONAGENS E LIVROS


Você sabia que os livros infantis têm um dia dedicado só para eles, aqui no Brasil? Isso mesmo, além de divertir, ensinar e fazer as crianças usarem a imaginação, ele tem uma data especial: o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.


Esse dia foi escolhido por ser o aniversário de Monteiro Lobato, considerado por muitos como o maior escritor infantil brasileiro. Foi ele quem inventou as histórias do “Sítio do Picapau Amarelo” e de personagens inesquecíveis como Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Cuca e muitos outros.


Essas histórias foram criadas há muito tempo, mas são adoradas pelas crianças até hoje. O primeiro livro com uma aventura no sítio, por exemplo, já tem 90 anos! Tanto sucesso fez as narrativas irem parar na televisão, em diferentes séries. A primeira começou a ser transmitida há quase 60 anos e a última versão terminou há menos de três anos.


Monteiro Lobato escreveu 26 livros infantis durante toda sua carreira e, se ainda estivesse vivo, completaria 128 anos em 2010.


Por toda a importância que o escritor teve, além da homenagem no Dia Nacional do Livro Infantil, Monteiro Lobato virou nome de uma cidade onde ele morou, no interior de São Paulo.

Em Taubaté, a casa em que ele nasceu foi transformada no Museu Monteiro Lobato. Sabe onde fica? Dentro do Sítio do Picapau Amarelo, na avenida Monteiro Lobato.

fonte: UOL Crianças

domingo, 11 de abril de 2010

Vacinas - parte 1

Bebês têm um direito importante e reconhecido internacionalmente: RECEBER GRATUITAMENTE VACINAÇAO BÁSICA, RECOMENDADA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), que vão protegê-los das doenças mais graves.

O Brasil só introduziu campanhas de vacinação na década de 80, devido à alta incidência de poliomielite. Desde então, as notícias com relação à vacinação têm sido bastante satisfatórias. A descoberta das vacinas provocou forte impacto na medicina e também muitas comemorações, pois doenças graves e epidêmicas, como a varíola, foram erradicadas.

Imunizar o bebê no primeiro ano de vida é fundamental. Apesar de não trazer riscos, a imunização pode gerar algumas reações no bebê: febres, caroços no local das aplicações, inchaços, dor, manchas, tosse etc. Mas vale a pena, pois protege os bebês de doenças como coqueluche, sarampo, rubéola e caxumba. Durante os primeiros doze meses, o bebê receberá boa parte das vacinas necessárias para enfrentar possíveis inimigos da saúde.

Vale consultar o pediatra sempre que julgar necessário esclarecer dúvidas sobre o calendário de vacinas ou sobre as reações.

NUNCA DEIXE DE VACINAR SEU BEBÊ!

BCG - indicada contra tuberculose - tipo: injeção - reação típica no braço: vermelhidão e
em seguida uma ferida, constatando que a mesma funcionou - Se a reação não ocorrer,
procure um especialista. Em raríssimos casos, podem ocorrer ínguas nas axilas do bebê.

HEPATITE B - indicada contra hepitite B - tipo: injeção - reação: dor no local da aplicação.
TRÍPLICE - indicada contra difteria, tétano e coqueluche - tipo: injeção - reação: febre e
dor no local da aplicação.

PÓLIO - indicada contra paralisia infantil - tipo: gotas - reação: diarréia.

HEMOPHILUS B - indicada contra meningite e pneumonia - tipo: injeção - reação: febre e
dor no local da aplicação.

ROTAVÍRUS - indicada contra viroses (diarréia) - tipo: injeção - reação: febre.
GRIPE - indicada contra gripe - tipo: injeção - reação: febre.

VARICELA - indicada contra catapora - tipo: injeção - reação: febre e manchas.

HEPATITE A - indicada contra hepatite A - Tipo: injeção - reação: dor no local.

MENINGITE MENINGOCÓCICA - indicada contra meningite causada pelos sorotipos A e C - tipo: injeção - reação: febre e dor no local da aplicação.

ANTIPNEUMOCÍCITA - indicada contra infecções bacterianas (pneumonia) - tipo: injeção - reação: febre e dor no local da aplicação.

domingo, 4 de abril de 2010

Páscoa cristã. Uma mensagem de Esperança!

Todos os anos os cristãos celebram a Páscoa. Mas como fazê-la não cair na mesmice? Pensar na ressurreição de Jesus, comprar bombons para as crianças e outras coisas mais que fazemos motivados mais pelo espírito capitalista, consumista, do que pela mensagem cristã.

Na realidade, a celebração da Páscoa só cai na mesmice quando se foge de seu verdadeiro significado. O de lembrar a toda a humanidade que Deus se fez presente na História e possibilitou ao homem a felicidade completa.

Mas em que consiste a felicidade? Em alimentar a Esperança e a certeza da vitória!
Não existe felicidade onde não há mais esperança. De modo que celebrar a Páscoa sem cair na mesmice é renovar a esperança e a certeza de que dias melhores virão, e que tudo aquilo que agora impede o homem de experimentar a ressurreição e ser feliz há de passar.

Ressurgir significa triunfar, vencer, ocupar o primeiro lugar. Eis o grande presente que Jesus nos dá através de sua morte e resurreição. Ao vencer a morte ele nos deu a certeza da vida nessa e na outra dimensão. Vida que se manifesta nas pequenas vitórias conseguidas no cotidiano.

Vida que se manifesta no sorriso da criança, na sabedoria dos mais experientes, no nascer e no por do sol, na comunhão com a natureza, nas relações de amizade, nas dificuldade enfrentadas com coragem, no pão que se partilha, nas lágrimas que se enxuga, na boa ação que se realiza, etc.

Quando se esquece de que o ser humano foi feito para vencer porque Jesus venceu, perde-se a esperança e deixa-se tudo o que é ruim triunfar no coração .Matando no ser humano, a imagem e semelhança de Deus,aquilo que Jesus deu como presente, a chave para a felicidade, a Esperança.Na esperança encontramos razões para lutar, vencer, questionar, crescer, autoavaliar-se, redimensionar-se, e acima de tudo:

NA ESPERANÇA ENCONTRAMOS RAZÕES PARA SER FELIZ EM QUALQUER TEMPO E LUGAR! PORTANTO, SEJA FELIZ! JESUS RESSUSCITOU! ALELUIA!

fonte: cremp - Consultoria Religiosa Empresarial

Desmame e alimentação - parte 2

Algumas fases de desenvolvimento levam a uma perda de apetite ou recusas alimentares, o que é possível solucionar com ajuda e compreensão de pais e/ou educadores.

Essas mudanças podem provocar uma diminuição de ingestão de alimentos, daí a importância do acompanhamento constante do estado de saúde da criança.

Algumas fases do desenvolvimento levam a uma perda de apetite ou recusas alimentares, o que é possível solucionar com a ajuda e compreensão de pais e /ou educadores.

Permanecer num ambiente tranqüilo, no momento da alimentação, proporciona segurança e bem-estar.

Refeitórios com muitas turmas naturalmente provocam aumento de ruído, dispersão e cansaço. O ideal é a organização sempre, tanto no ato de alimentar-se como o que ingerir: sucos, frutas, alimentos saudáveis proporcionam uma dieta adequada, que supre as necessidades nutricionais para a manutenção da vida e saúde. Essa dieta deve ser estimulada.

Caso a instituição seja responsável em fornecer a alimentação, principalmente a dos alunos de período integral, deverá seguir rigorosamente o controle de qualidade, prevenindo contaminações, intoxicações e organizando o cardápio oferecido às crianças.

Um profissional (técnico em nutrição) deverá elaborar um cardápio balanceado, que atenda às necessidades das crianças.