quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O Presente

Toda criança fica ansiosa na véspera de seu aniversário, e com nosso pequeno não era diferente. Bastava só um dia para seu aniversário, e este já indagava a seu pai o que ele ganharia de presente.
Porém, se tratavam de tempos muito difíceis e seu pai detinha poucos recursos, muito envergonhado disse:- Olha, o seu presente esta dentro daquela caixinha.
Ao abri-la encontrou um bilhete que dizia assim; - não posso lhe dar nada mais além do meu amor, sinto muito meu filho, mas te prometo que enquanto eu viver te dou 1 hora do meu tempo por dia.
Muitos anos se passaram e a mesma criança, já um homem feito.
Muita coisa na vida dele havia mudado, tornou-se um um homem vitorioso em suas ambições, muito bem sucedido. E em uma ocasião em que estava pra receber grande premio, foi chamado ao palco para dizer algo.
-Tudo oque sou hoje, devo ao meu pai por ter me dado o melhor presente, e depois cumprido, o melhor presente que uma criança possa ter em sua infância, além de seu amor, deu também sua atenção e carinho por todos os dias de sua vida.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Para ter autocontrole, adote uma religião, afirmam psicólogos

Religiosos praticantes são mais centrados e disciplinados, sugere estudo.Versão secular do efeito, envolvendo valores 'sagrados', poderia funcionar.

John Tierney Do 'New York Times'


Se eu estiver realmente decidido a cumprir minhas promessas de Ano Novo para 2009, será que deveria acrescentar mais uma? Na lista de coisas a fazer, deveria acrescentar "ir à igreja"? Esta é uma reflexão estranha para um pagão, porém me senti obrigado a despertá-la com Michael McCullough depois de ler seu relatório a ser publicado na próxima edição da revista científica "Psychological Bulletin". Ele e um psicólogo da Universidade de Miami, Brian Willoughby, revisaram oito décadas de pesquisas e chegaram à seguinte conclusão: a crença religiosa e a devoção promovem o autocontrole.

Não escolha a escola sem vê-la em funcionamento; barulho pode ser uma boa qualidade

Simone Harnik
Em São Paulo

Se você faz compras pela internet e fica tranquilo quando o produto chega à sua casa, saiba que a escolha da escola exige o bom e velho gastar sola de sapato. Visitar as instituições de ensino, segundo especialistas ouvidos pelo UOL Educação, é a única forma de verificar a qualidade. E tem mais: não adianta ir ao colégio em qualquer época do ano. É fundamental que o colégio esteja em aulas e que você possa observar como é o tratamento dos estudantes durante o ano letivo. O que você leva em conta ao escolher a escola do seu filho? Uma escola bonita, com ambientes ultralimpos e iluminados, com laboratórios de última geração pode não ser recomendável: "Ter equipamentos modernos é um bom sinal, mas é preciso saber como a escola os utiliza. Não adianta ter uma bela sala de computação, se não há professor que oriente os estudantes", afirma Maria Del Cioppo Elias, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
Alunos têm aulas de português usando o laptop (6.set.2007 - Eduardo Knapp/Folha Imagem)


Barulhos
Segundo Cristiano Muniz, professor da Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília), uma dica na busca por colégios é observar o "barulho" durante o semestre letivo.

"Não é natural uma sala de aula silenciosa, porque a produção do conhecimento gera barulho", diz. Outro ponto a observar é se as crianças ou jovens estão enfileiradas ou se podem trabalhar em grupo, afirma o docente.

Se deve haver ruído na hora da aprendizagem, com a participação dos estudantes, com a limpeza vale ser exigente. Não é porque a escola tem uma porção de crianças e adolescentes que pode ser bagunçada e suja. Fique de olho se os funcionários mantêm um ambiente agradável para a convivência cotidiana.
reportagem retirado do site do UOL hoje