domingo, 20 de setembro de 2009

Chupeta

Normalmente, os bebês abandonam a chupeta espontaneamente, perto dos 3 anos. Alguns, porém, não querem nem de longe saber de renunciar a ela.

Se a criança utiliza a chupeta de um modo limitado, por exemplo, à noite antes de dormir, não há pressa em fazê-la abandonar tal costume. Porém, se os pais temem pela saúde dos dentes, é bom começar a convencer a criança a ir gradualmente deixando a chupeta.

É importante evitar o abandono drástico da chupeta, pois isso poderá provocar uma maior crise de ansiedade. É melhor ir limitando o uso da chupeta a algumas situações críticas (sono e choro).

Muitas vezes, quando os pais estão tentando fazer com que a criança largue a chupeta, a situação pode se tornar exagerada. É importante que os pais dediquem mais tempo a criança, tentando criar interesses por outras coisas, em vez de ficar sempre relembrando que a chupeta deve ser esquecida.

Talvez ainda não seja o momento certo de abandonar a chupeta: repare se o momento que a criança está vivendo não coincide com outras mudanças radicais, como o nascimento de um irmãozinho ou a primeira ida à escolinha.

A chupeta não costuma provocar nenhum dano irreversível, nem aos dentes, nem na arcada dentária, principalmente nos dois primeiros anos de vida de um bebê. Porém, depois desta idade, pode influenciar no desenvolvimento da arcada dentária, favorecendo a tendência dos incisivos crescerem tortos e projetados à frente; que os incisivos superiores e os inferiores não se encaixem e que a língua empurre os dentes, quando o bebê engole, em vez de ficar sobre o palato.

É importante evitar o abandono drástico da chupeta, pois isso poderá provocar uma maior crise de ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário